10 REGRAS DE COMPORTAMENTO NO SURF.

REGRAS DE COMPORTAMENTO?

Sim, no surf existem algumas regras, ou "etiquetas de comportamento" que todas as pessoas devem usar ao surfar (ou pelo menos deveriam). Com o aumento de novos surfistas, essas regras ajudam a criar um ambiente mais amigável e seguro. Essas regras muitas vezes não são escritas. Por exemplo, eu quando aprendi a surfar não sabia sobre prioridades de onda na água, só com o tempo fui percebendo como os surfistas mais experientes se comportavam e, assim, consegui o entendimento. A princípio, isso deve assustar os surfistas iniciantes, mas, fica tranquilo, que listarei 10 etiquetas de comportamento no surf abaixo! 

1- REMADA.

 Sempre observe o mar antes de entrar, assim, você conseguirá definir uma estratégia de entrada na água. Evite remar diretamente ao PICO ( local onde as ondas quebram), onde os surfistas estão surfando, assim, não atrapalhará o surfista na onda. Se você estiver voltando para o PICO, e um surfista estiver surfando a onda, reme em direção a espuma, e nunca em direção a parte aberta da onda. Isso evita de você de ser atropelado. Você apreciará isso quando estiver surfando uma onda, e, os outros surfistas fizerem isso com você!!

2- EVITE SURFAR ONDE TEM MUITA GENTE.

Essa é uma dica especialmente para os surfistas iniciantes no esporte. As ondas são como uma mercadoria. Se ouver 10 ondas em um minuto e já tem 30 surfistas esperando... acho que você entendeu né!? Se você procurar uma parte com menos gente, consequentemente irá surfar mais ondas e, assim, se divertirá mais!

3- PRIORIDADE DE ONDA.

O surfista mais próximo do PICO tem prioridade da onda. Isso significa que, se um surfista está remando para uma esquerda ( se você estiver olhando da areia para a praia, a onda quebra da direita para a esquerda) e outro surfista estiver à sua direita, essa pessoa tem a prioridade sobre você.
Se alguém já estiver de pé surfando a onda, ela tem a prioridade.
Se a onda for um PICO dividido (ela pode abrir tanto para a direita quanto para a esquerda) é necessário haver comunicação, isso evitará uma possível colisão. "Você está indo para onde?" "Está indo para a direita ou esquerda?" ajuda a esclarecer !

4- NÃO RABERE.

Essa é a regra mais importante no surf! Se você já viu alguma briga dentro da água, provavelmente tenha sido por isso! Isso ocorre quando uma pessoa tem a prioridade sobre a onda, e outra pessoa rema na linha dela e surfa. Chamamos isso de raberar (No RJ). Muitas vezes pode acontecer uma colisão e é muito perigoso. Caso algum dia você faça isso, saia o mais rápido possível da onda. Um simples sorriso e/ou pedido de desculpas pode resolver esse mal entendido.

5- NÃO FAÇA SNAKE.

Snake acontece quando uma onda se aproxima, um surfista tem prioridade sobre ela, e outro surfista se posiciona ao redor e no interior do PICO no último segundo para obter a prioridade. Fazer snake é uma total falta de respeito e pode mudar a energia dos surfistas no pico num instante... E isso não é legal , né!?

6- NÃO SEJA UM ESFOMEADO DE ONDAS

Um line-up feliz, é quando todos os surfistas pegam ondas. Se você acabou de pegar uma e está com "fome" para surfar outras, se posicione mais abaixo do pico, surfe ondas que os outros surfistas que estão esperando não querem. Você surfará bastante ondas e deixará a vibração do pico boa, tendo em vista que todos estarão pegando ondas.

7- RESPEITE A PRAIA

Independente se você for local da praia ou só está de passagem, respeite o ambiente da praia. Pegue seu lixo e jogue no lixo. Tente catar 3 micro-lixos toda vez que sair da praia :) é uma ação bem legal!

8-NÃO ABANDONE A SUA PRANCHA

Eu sei que é assustador quando você vê que uma onda vai quebrar na sua frente. Relaxe, não entre em pânico e veja a melhor situação para sair dali. Se você aprendeu a furar onda, fure! Se você não aprendeu ou sua prancha tem muita flutuação, faça o movimento "tartaruga", que consiste em você segurar com as mãos na borda, e virar sua prancha de cabeça pra baixo. Sendo assim, as quilhas estarão pra cima, e você funcionará como uma âncora, diminuindo o impacto da onda sobre você. É muito simples e prático.

9- SE VOCÊ ERRAR...

Isso necessariamente não faz parte das chamadas regras não escritas, mas é ético. Caso erre em alguma situação, um sorriso ou um pedido de desculpas ajudam a neutralizar a situação... Se isso não funcionar, tire um tempo para respirar fora d'água, ou reme para um lugar mais tranquilo.


10- SEJA FELIZ


Deslizar sobre as ondas é um estilo de vida viciante e muito divertido! Coloque um sorriso no rosto e desfrute de cada desafio na evolução! Perceberá assim como as coisas serão bem mais divertidas!

🏄 Quer ter uma aula com o Campeão Brasileiro Pro Junior? SAIBA MAIS
 ⏩Procurando uma Surf Shop? CLIQUE AQUI!
👉 Canal do Youtube: SAIBA MAIS





3 Comentários

Comente o que achou! Seu comentário ajuda muito!

  1. Excelente, parabéns por essa iniciativa, ainda hoje passamos por todas essas coisas, e é sempre importante agir corretamente, um grande abraço valeu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente o que achou! Seu comentário ajuda muito!

Postagem Anterior Próxima Postagem